Não é apenas a genética que interfere no processo de envelhecimento. Muitos fatores externos contribuem, tanto de maneira positiva quanto negativa, para a aparência da pele. Quando falamos de envelhecimento, temos que entender como ele funciona. Falamos sobre isso, a seguir.
Como é o processo de envelhecimento da pele?
Todo animal possui, em seu organismo, o ácido hialurônico. Apesar de estar presente em todos os órgãos, é na derme em que ele está mais concentrado. O ácido hialurônico atua no preenchimento dos espaços entre as células, deixando a derme elástica, hidratada e lisa. Com o tempo, o organismo produz o ácido hialurônico em menor quantidade, contribuindo para o aparecimento das rugas, flacidez e linhas de expressão. O colágeno e a elastina também são proteínas que garantem firmeza à derme. Entretanto, assim como o ácido hialurônico, o corpo diminui sua produção à medida que envelhecemos, deixando-a 1% menor a cada ano, a partir dos 25 anos de idade. O que fazer para minimizar os efeitos do tempo? Alguns hábitos no dia a dia podem contribuir para a preservação da jovialidade. Saiba quais são estas ações, a seguir.
Dicas para prevenir o envelhecimento da pele
1# Use o filtro solar
A proteção contra os raios UVA e UVB é muito importante. A radiação emitida pelo sol, quando em grande quantidade, diminui a produção de colágeno. Com isso, surgem manchas, rugas e flacidez na pele. Além disso, o uso do protetor combate não somente os efeitos da exposição solar, como o ardor e a vermelhidão, como também o câncer de pele. O filtro solar deve ser utilizado diariamente, mesmo em ambientes fechados.
2# Mantenha uma alimentação saudável
Alimentos industrializados e ricos em açúcar trazem diversos malefícios para a saúde, inclusive para a derme e a epiderme. Esse tipo de alimento estimula a glicação, que é um processo em que há a união entre uma molécula de glicose com uma de proteína, como o colágeno e a elastina. Essa união causa a perda de elasticidade e tonicidade da pele, além de contribuir para a formação de rugas. Além disso, alimentos industrializados e congelados são ricos em fosfato, substância que acelera o processo de envelhecimento. Cada verdura, legume e fruta possuem uma série de nutrientes que vão contribuir com a saúde do organismo. Um exemplo são aqueles ricos em carotenos, vitaminas E, C e zinco, que possuem antioxidantes que ajudam a evitar o processo de envelhecimento. Por isso, tenha uma alimentação equilibrada e saudável.
3# Hidrate a pele de dentro para fora, inclusive
A perda gradativa da hidratação cutânea é um dos fatores que contribuem para a perda da jovialidade. Isso porque a falta de água promove o ressecamento da pele e flacidez. A reposição de água não deve ser feita apenas com o uso de cremes hidratantes. É extremamente necessário o consumo de dois litros de água, no mínimo, por dia.
4# Não fume
O cigarro possui mais de quatro mil substâncias tóxicas que aumentam os radicais livres no organismo. Portanto, elimine este hábito! De uma maneira geral, para preservar a jovialidade da pele, é preciso ter hábitos de vida saudáveis. Para isso, é importante praticar atividades físicas e ter cuidados básicos com a pele. É importante lembrar a importância do uso de protetor solar e de alguns produtos que podem ajudar a repor a água perdida no dia a dia, bem como os níveis de ácido hialurônico. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Dermatologia.